7 de outubro de 2015 Giovanna Bartucci

As diversas sensações provocadas pelos estados de isolamento e exposição, característicos do mundo contemporâneo, estão bastante presentes no documentário Edifício Master (2002) do diretor Eduardo Coutinho. A obra, que apresenta relatos de 37 moradores de um edifício com 276 apartamentos localizado no bairro de Copacabana, não entrega conclusões, mas faz…

30 de setembro de 2015 Giovanna Bartucci

Um dos principais temas da psicanálise desde o seu advento é a experiência onírica. Marco na história da cultura ocidental e pedra fundamental da ciência de Sigmund Freud, A interpretação de sonhos (1900) deixa claro logo em seu título o quanto a experiência de sonhar se mostrou para o autor…

23 de setembro de 2015 Giovanna Bartucci

This is a time in which kinship has become fragile, porous, and expansive. Judith Butler   Foi Walter Benjamin quem afirmou não ser possível uma melhora na escola ou na casa paterna enquanto não se destruir o Estado que necessita dessa má escola e dessa má casa. Uma reflexão semelhante…

16 de setembro de 2015 Giovanna Bartucci

Sabe quando você quer muito uma coisa e acaba conseguindo outra? Tal como estar querendo comer uma bela massa e acabam te levando para comer uma bela carne? Sensação de desencaixe no ar, certo? Quero dizer, por mais que a carne seja boa, não é aquilo que você desejava de…

9 de setembro de 2015 Giovanna Bartucci

Em nossos atuais dias de clínica, o que podemos chamar de neurose não diz respeito ao conjunto de sintomas, como o foi nos primórdios da invenção da própria psicanálise. Ao contrário, podemos afirmar que uma neurose é a resposta possível a ser dada frente à dor e à satisfação de…

2 de setembro de 2015 Giovanna Bartucci

Um traço comum tanto a Nós (1921), quanto a Admirável mundo novo (1932), e que tomará um rumo diferenciado em 1984 (1949) à medida que se acentua, diz respeito à caracterização da autoridade. Como Yevgeny Zamyatin (1884-1937) já havia sugerido, o totalitarismo nega o indivíduo ao conceber que a verdade…

19 de agosto de 2015 Giovanna Bartucci

A teoria matrixial de Bracha Ettinger, psicanalista e pintora israelense, e sua ideia de conexão-de-borda é uma resposta ética importante ao que acontece no mundo hoje: fronteiras vigiadas e fechadas diante de inúmeros imigrantes deixados a morrer no mar em embarcações precaríssimas; milhares de refugiados de guerra estacionados na beira…

12 de agosto de 2015 Giovanna Bartucci

A representação de uma sociedade alienante na era da linha de montagem, onde não há mais lugar para o acaso – a “era de nosso Ford”, presente em tantas distopias –, também explicita as consequências emocionais e psíquicas associadas a tais experiências, sobretudo no que se refere à constituição de…

5 de agosto de 2015 Giovanna Bartucci

Também Admirável mundo novo (1932), obra de Aldous Huxley (1894-1963) publicada quase uma década após o lançamento em língua inglesa do romance Nós de Yevgeny Zamyatin (1884-1937), descreve uma sociedade totalitária fascinada pelo progresso da ciência e certa de poder manter-se estável por meio da oferta de felicidade aos seus…